Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

observatorio74



Sábado, 24.03.12

A boa de domingo!

Marquinhos de Oswaldo Cruz e a Feira das Yabás
Marquinhos de Oswaldo Cruz comemora o retorno do evento que reúne culinária afrobrasileira e samba na Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz!

No domingo, dia 25 de março, 12h, a Praça Paulo da Portela, em Oswaldo Cruz, vai ser o cenário da Feira da Yabás. O evento, idealizado pelo cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, é gratuito e reúne gastronomia afrobrasileira, além de muita música.

A Feira, que aconteceu pela última vez em fevereiro de 2009, volta em sua décima quarta edição e a partir de abril será no segundo domingo de cada mês. São 17 barracas,comandadas pelas matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais daregião de Oswaldo Cruz, que apresentam suas delícias e não deixam a culinária negra carioca cair no esquecimento.

É claro que a Velha Guarda da Portela não poderia ficar de fora: entre outras barraqueiras, Tia Surica festeja sua primeira participação, oferecendo mocotó e aipim com carne-seca; Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Dona Neném, a mais velha das tias (que comemora 87 anos no dia 19), vai preparar rabada com batata, angu e bolinho de abóbora recheado com carne seca. Os preços dos pratos variam de R$10 a R$18.

Na barraca da Jane Carla vai ser vendido cozido de peixe e frutos do mar; a Romana vai de jabá e caldos de mocotó, feijão e ervilha; bobó de camarão é o prato da Jussara; Selma Candeia oferece abóbora com carne seca; a iguaria peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz é responsabilidade da Tia Nira. Tia Edith apresenta macarrão com carne assada; Vera Caju vai mostrar o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora; Mary coloca a deliciosa galinha com quiabo e Jane Pereira mostra o jiló frito, caldos e canjas.Rosângela Maria leva a tripa lombreira ebolinho de bacalhau pra feira, Marlene apresenta roupa velha e feijoda, osdoces da Vera de Jesus e Sueli vai de vaca atolada, bolo de aipim e carne com aipim.

As rodas de samba são comandadas por Marquinhos de Oswaldo Cruz e trazem um convidado por edição. Ainda não estão fechados os participantes, mas o primeiro convidado a fazer parte da festa será o cantor, compositor e líder da Velha Guarda da Portela Monarco.

Para Marquinhos, a feira tem um significado especial:

- Traz a lembrança de todo o aprendizado sobre música que tive nos quintais das mulheres de Oswaldo Cruz. No meu caso, na casada Tia Doca e da Tia Surica, que sempre tinha comida embalada pelo samba -, conta. 

*Iabá, Yabá ou Iyabá , cujo o termo quer dizer Mãe Rainha, é o termo dado aos orixás femininos, Yemanjá e Oxum, mas no Brasil esse termo é utilizado para definir todos os orixás femininos em geral".

Serviço:
Feira das Yabás
Quando: 25 de março (após a esteia, sempre no segundo domingo de cada mês)
Horário: 12h
Endereço: Praça Paulo da Portela, Oswaldo Cruz
Entrada franca
Local do evento (Praça Paulo da Portela, Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil),



Autoria e outros dados (tags, etc)

por observatorio74 às 18:46


1 comentário

De Anónimo a 24.03.2012 às 22:32

Vou chegar cedo para aproveitar a comida fresquinha!

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Março 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031