Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

observatorio74



Quinta-feira, 10.05.12

Movimento Charme - Anos 80

Direto do acervo digital de cultura negra:
http://www.cultne.com.br/




A Cor da Pele registrou o momento máximo do charme no Rio de Janeiro em 1987 no CESSP Rio da rodoviária, considerado o local dos primórdios do Movimento Charme. No comando a equipe os DJs Corello, Fernandinho, Loopy agitavam as pista.



Era o auge do charme, Dom Filó e a sua Cor da Pele produziram este vídeo inédito que registrou a entrega do Prmio dos Melhores do Ano eleito pela equipe Só Mix e a produtora Cristina Caldas. Lá estiveram, o cantor Alexandre Lucas, o grupo Dançarte do saudoso bailarino e coreógrafo Celso e diversas personalidades do movimento negro carioca, entre elas, uma das homenageadas, a saudosa Vera do Agbara.


Os anos 80 foram e serão por muito tempo a melhor época para musica, basta ver que até hoje muitas musicas são tocadas e não cansamos de ouvi-las, as musicas antes era feitas com sentimentos, as musicas romaticas que o digam, o rádio também estavam a todo vapor com advento da rádio FM.


Para começarmos a falar sobre o charme, é preciso antes informar que,este termo além de significar "Qualidade daquilo que agrada ou dá prazer aos sentidos", foi o termo escolhido por Corello DJ ( O primeiro dj a tocar charme e denominar este segmento Black no Brasil), para designar uma nova vertente da musica black; termo esse que se instalaria definitivamente em nosso vocabulário. Além de criar essa denominação, Corello com muito talento conseguiu segmentar, e, de certa forma organizar os diversos estilos da Musica Black dentro do país. Foi preciso muita insistência e profissionalismo para conseguir colocar o "charme" em um cenário dominado pelo SOUl, e posteriormente pela DISCOTEQUE, mas o resultado de tanto empenho foi compensador. e hoje já se pode falar com orgulho "Eu sou Charmeiro". Por issa e muitas outras razões, Corello Dj é merecidamente considerado o "pai" do charme em todo o país."Serginho FlashBack"


O charme também contou com a colaborção direta de DJ's que abraçaram a causa anos depois e começaram a romper com a estrutura antiga das equpes de som, segundo a qual, o "dono" da equipe determinava a linha musical a ser seguida sem questionamentos. O primeiro daj a aderir ao charme depois da sua cria pelo Corello Dj foi o DJ Marcão da Rádio Tropical do Rio de janeiro, A DJ e locutora Áurea, DJ Marlboro (em início de carreira), Fernandinho DJ, Orlando DJ, entre outros.


No final dos anos 1980 e início dos anos 90, surgiram os primeiros artistas nacionais que começaram a produzir músicas no Brasil ou a adaptar antigas canções para este gênero musical. Dentre estes cantores destacam-se: Alexandre Lucas (como vocalista da "Banda Fanzine" ou em sua carreira solo), Edmon, Abdula, Marta Vasconcelos, o conjunto Fat Family, Sampa Crew, Marina Lima, Fernanda Abreu, D'Black e Shirley Carvalho. (Wikipedia)

Autoria e outros dados (tags, etc)

por observatorio74 às 07:47



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2012

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031