Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

observatorio74



Terça-feira, 03.04.12

Salvador Dalí


Salvador Dalí

Salvador Dalí

Salvador Dalí

Salvador Dalí

Salvador Dalí

Salvador Dalí

Salvador Dalí

Salvador Dalí

Salvador Dalí

Salvador Dalí

Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, Marquês de Dalí de Púbol (11 de maio de 1904 – 23 jan 1989), vulgarmente conhecida como Salvador Dalí foi um proeminente espanhol catalão surrealista pintor, nascido em Figueres.

Salvador Dali era um hábil desenhista, mais conhecido pelas impressionantes e estranhas imagens em seu trabalho surrealista. Suas habilidades de pintura são muitas vezes atribuidas as influencias de mestres da Renascença. Sua obra m ais conhecida, "The Persistence of Memory" (A persistencia da memoria), foi concluída em 1931. O expansivo repertório artistico de Salvador Dali inclui cinema, escultura e fotografia, em colaboração com uma série de artistas de várias mídias.

Salvador Dali atribuiu o seu “amor de tudo o que é excessivo e dourado, sua paixão pelo luxo e meu amor oriental por roupas”a um auto-denominado linhagem árabe , alegando que seus antepassados eram descendentes de mouros.

Dalí foi altamente imaginativo, e também tinha uma afinidade para a participação no comportamento comum e grandioso, a fim de chamar a atenção para si mesmo. As vezes isso irritava aqueles que amaram sua arte tanto quanto isso irritava seus críticos, desde a sua maneira excêntrica, por vezes, chamou mais a atenção do público de sua obra.

Salvador Dali foi um artista versátil. Algumas de suas obras mais populares são esculturas e outros objetos, e ele também é conhecido por suas contribuições ao teatro, moda e fotografia, entre outras áreas.
Dois dos mais populares objetos do surrealismo foram Telefone de Lagosta e sofá Mae West Lips, completado por Dalí em 1936 e 1937, respectivamente. Artista surrealista e patrono Edward James encomendou esses dois pedaços de Dalí; James herdou uma grande propriedade inglesa em West Dean, West Sussex, quando ele tinha cinco anos e foi um dos principais apoiantes dos surrealistas na década de 1930. ”Lagostas e telefones tiveram forte conotação sexual para [Dalí] “, segundo a legenda de exibição para o Telefone de Lagosta na Tate Gallery, “e ele fez uma estreita analogia entre comida e sexo.”[60] O telefone foi funcionais, e James comprou quatro deles de Dalí para substituir os telefones em sua casa de retiro. Um aparece agora na Tate Gallery, o segundo pode ser encontrado no Museu do Telefone alemão Frankfurt, o terceiro pertence à Fundação Edward James; eo quarto está na National Gallery of Australia.

A madeira e cetim Mae West Lips Sofá foi modelado após os lábios da atriz Mae West, com quem Dalí aparentemente achei fascinante.[22] West foi anteriormente objecto de em 1935 a pintura Dalí O Rosto de Mae West. Mae West Lips Sofá atualmente reside na Brighton and Hove Museum na Inglaterra.

Entre 1941 e 1970, Salvador Dalí criou um conjunto de 39 jóias. As jóias são intrincados e algumas contêm partes móveis. A jóia mais famosa, "The Royal Heart”, é feita de ouro está incrustada com 46 rubis, 42 diamantes e quatro esmeraldas e é criada de tal forma que o centro “bate” como um coração real. Dalí comentou que “Sem uma audiência, sem a presença de espectadores, essas jóas não cumpririam a função para a qual foram criadas. O espectador é, então, o artista final.” (Dalí, 1959.) O “Dalí – Joies” (“As Jóias de Dalí”), a coleção pode ser vista no Teatro Museu Dalí em Figueres, Catalunha, Espanha, onde está em exposição permanente.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por observatorio74 às 09:20


1 comentário

De Anónimo a 25.04.2012 às 17:41

Salvador Dalí é um gênio.
Entrei aqui no Blog sem querer pesquisando imagens do mestre no google.
Bacana o post. Força para o Blog!
Vou passar por aqui sempre que ser, um abração.
Robson

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930